NASCIMENTO, INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Emma Poyet nasceu aos 12 de setembro de 1867 no povoado do Genetay, na aldeia de Saint Just en Bas – Departamento de Loire, na França. Era filha de Eugène Poyet e Philomène Gouttefangeant. Seu pai era honesto agricultor, proprietário de uma Fazenda em Genetay. Nesta vida humilde e escondida, própria de camponeses daquela época, quando não havia ainda os meios de comunicação modernos, Emma vivia na tranquilidade de um lar cristão, mas como toda jovem, certamente em busca de um futuro que desse sentido à sua vida.
Sabemos pouco de sua infância e adolescência. Nasceu e desabrochou na obscuridade, como filha de humildes camponeses, mas de tradicional vida cristã. Ela teve duas irmãs e três irmãos, cujos nomes conhecemos: Marie, Zoé, Felix, Joanes e Joseph. Sua mãe era irmã da avó de Sarah Gayetti, futura Madre Maria de Jesus, fundadora da Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores. Como veremos posteriormente, Emma Poyet foi companheira de Sara Gayetti durante vários anos na França e depois, no Brasil, como Religiosas. Emma e Sara seriam nossas queridas Madres: Maria Miguel e Maria de Jesus.
Irmã Maria da Visitação foi uma Religiosa de profunda espiritualidade. Em seus poucos escritos, encontramos joias raras de uma vida voltada totalmente para Deus. Em um retiro feito em 1901, escreve: “Je suis la petite servente du Seigneur. Je veux em faire la regle de ma vie: Coeur de feu, volonté de fer, voilà ce qu’il me faut pour devenir-me sainte…” (Eu sou a pequena serva do Senhor. Eu quero fazer a regra de minha vida: “coração de fogo, vontade de ferro”, eis o que é preciso para tornar-me santa” (Retiro orientado pelo Padre Badin SJ, em setembro de 1901.)
FONSECA, Maria da Glória Alves y SILVA, Marlene Maria da. Memória da Vida de Emma Poyet – Na Vida Religiosa: Madre Maria Miguel do Sagrado Coração. Belo Horizonte, 2021. p 10 e 13.