Um chamado divino

A Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores é uma Congregação brasileira, que tem suas raízes do outro lado dos mares. Nossa história começou como um grão de pólen caído no coração de uma menina francesa, quando ela descobriu a fonte de sua vocação missionária, no dia de sua Primeira Eucaristia.

Vários fatos aconteceram na vida de Sarah Gayetti. Em seu íntimo os acontecimentos conversavam, questionavam. E de seu íntimo, veio a resposta como flor madura de reflexão. Decidiu-se pelo Absoluto. E a menina lionesa cresceu… cresceu! O pequeno grão de pólen também cresceu. Ele acordou e pôde germinar a flor. Uma flor madura de ardor missionário!…

Aos 17 de abril de 1900, Sarah, então 18 anos de idade, viu tornar-se concreto o sonho missionário de sua infância. Ela consagrou toda sua vida ao Senhor, para se tornar uma voz profética que levaria a mensagem que ardia em seu coração, a qualquer parte do mundo. Sarah tornou-se Irmã Maria de Jesus, na Congregação de Notre Dame de Fourvière, situada em Lyon/França, a linda cidade que a viu nascer.

Na aurora do século XX, a França passou pelos dramas políticos de uma destruidora perseguição religiosa. Essa perseguição expulsou as Irmãs Educadoras de suas Escolas em todo o país. A jovem Irmã Maria de Jesus, com o coração ardente de amor missionário, empregou todos os esforços para defender e sustentar a vida de sua Congregação.

Madre Maria de Jesus, talvez teria feito ao Senhor esta proposta: “Senhor, se for necessário, eu me ofereço para me exilar, afastando-me de minha bela e doce França, para transplantar nossa querida Congregação onde Vós me ordenardes e conduzir.” Foi um tempo de grandes sofrimentos e de resistência para continuar a vida da Congregação!… A Fé não vacilou.

“Quem sabe, faz a hora!”

A missionária convidou sua prima, Irmã Maria Miguel, para juntas deixarem sua Pátria em busca de outro país, onde pudessem recomeçar sua Vida Religiosa. Em seus corações, a chama da Fé iluminava a audácia de correr o risco!…Eram grandes os desafios, porém a coragem era maior que tudo! E ela escolhe correr o risco, viver essa aventura, caminhando entregue ao amor que dava sentido à sua decisão, arriscando-se na esperança, vivendo a certeza da fé.

O Brasil foi a nova pátria indicada pelo Espírito à Irmã Maria de Jesus para tornar realidade seu sonho missionário. Em 1913, uma nova Congregação nascia, iluminada pela luz da Fé, sob o olhar amoroso de Deus e cuidada pelas mãos maternas de alguém que tinha um “Coração de Fogo e Vontade de Ferro”.

Nascia a Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores, fundada por Madre Maria de Jesus, na pequenina cidade de São Domingos do Prata/MG. Após passarem por tempos difíceis, a cidade mineira de Itabira foi o canteiro fértil que viu germinar o pequeno grão de pólen trazido da França no coração da jovem lionesa. A Casa-Mãe da Congregação, situa-se no alto da Rua Santana, na cidade de Itabira/MG.

Na cidade de Santa Bárbara/MG, aos 26 de abril de 1961, Madre Maria Miguel, “presença amiga” e grande colaboradora da Madre fundadora, terminou sua missão nesta terra, buscando vida plena na pátria do céu. Aos 31 de maio de 1963, na cidade de Formosa/GO, fechou-se a última página de uma história de Fé e Coragem… É a história da missionária, Madre Maria de Jesus, que partiu deste mundo, retornando aos braços do Pai.

É preciso continuar a vida da Congregação! Hoje, o sonho de sua Fundadora está semeado, como o grão de pólen, no coração de suas filhas, na fidelidade e na Fé.

Madre Maria de Jesus, sua obra seja aqui como um “ramo bento” certamente santificado pela graça do Pai e renovado sempre verde! Hoje, o sonho de amor missionário continua! A Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores vive o Tempo Novo. Nele, há espaço para a utopia e a luta em busca de transformação dos sonhos em realidade partilhada com o povo de Deus pelas estradas da vida.

| Linha do tempo

1882

Sarah Pauline Charlotte Marie Gayetti, nasceu aos 15 de agosto de 1882 na cidade de Lyon na França. Primogênita da família Gayetti, cresceu ao lado dos seus quatro irmãos. Aos 17 de abril de 1900, Sarah, então com 18 anos de idade entra para a Congregação de Notre Dame de Fourvière e passa a se chamar Irmã Maria de Jesus.

1913

Impedidas de testemunhar a fé e viver o ideal de educadoras, Irmã Maria de Jesus e Irmã Maria Miguel do Sagrado Coração deixam a França rumo ao Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 28 de agosto de 1913, a convite do Padre Antônio Afonso Sanson que pretendia fundar um Colégio em Minas Gerais. Começa aqui a Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores.

1914

A missão das Irmãs Maria de Jesus e Maria Miguel de educar e evangelizar em terras brasileiras começa em São Domingos do Prata/MG com a abertura do Colégio Nossa Senhora das Dores aos 15 de fevereiro de 1914.

1920

O Noviciado foi aberto em São Domingos do Prata/MG e cinco moças iniciaram a formação para a Vida Religiosa Consagrada, entre elas Irmã Maria Tereza do Menino Jesus, Irmã Margarida Maria Alacoque, Irmã São Francisco Xavier e Irmã Maria Inez.

Foto do Colégio Nossa Senhora das Dores em Itabira/MG.

1923

A missão se expande com a fundação do Colégio Nossa Senhora das Dores em Itabira/MG. A convite de Dona Tereza Andrade e com o apoio de algumas autoridades itabiranas, o CNSD foi fundado aos 15 de fevereiro de 1923. E entre 1924 a 1958, as Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Dores colaboraram na direção do Hospital Nossa Senhora das Dores nessa cidade.

1925

Em Ouro Preto, as Irmãs passam a administrar um Orfanato. Para essa cidade também é transferido o Noviciado. Em 1927 acontece a Fundação do Asilo Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Santa Bárbara/MG onde as Irmãs ficam até 1960. Madre Maria Miguel amava especialmente essa cidade e a missão no Asilo.

1932

Em mais uma frente missionária, deu-se início a uma nova Comunidade em Patos de Minas/MG no Hospital Regional Antônio Dias. Ainda no campo da saúde, de 1935 a 1963, o Sanatório em Belo Horizonte foi administrado pelas RMNSD.

1937

Foi fundado o Colégio São José em Ibiá/MG. Nesse mesmo ano, fundou-se também o Colégio Sagrado Coração de Jesus no Espírito Santo.

1940

Fundação do Colégio Nossa Senhora Aparecida no Rio de Janeiro/RJ. E a vida missionária das RMNSD continuou a se expandir: 1943, o Hospital Cassiano Campolina em João Ribeiro/MG passa a ser dirigido pelas Irmãs e em 1945 o Colégio São José de Formosa, fundado pelas Irmãs Dominicanas em 1910, passou para a administração da Congregação com a abertura da Comunidade em 25 de abril desse ano.

Foto de sete irmãs do Noviciado de Itabira, que foi transferido para o Rio de Janeiro.

1950

Transferência do Noviciado de Itabira para o Rio de Janeiro. Com o crescimento do número de alunos no Colégio Nossa Senhora Aparecida/RJ foi necessário um novo espaço para expansão e a inauguração do Instituto Nossa Senhora das Dores/RJ acontece em 1953.

Foto da Santa Bárbara Madre Maria Miguel.

1961

Dia 26 de abril deste ano, morre em Santa Bárbara Madre Maria Miguel, fiel companheira da Fundadora. Tinha 94 anos de idade e 76 anos de Vida Religiosa. Foi sepultada em Santa Bárbara a pedido da população que tanta a amava.

Foto da Madre Maria de Jesus, fundadora do Congregação.

1963

Ano jubilar da Congregação. 50 anos de Vida e Missão. A “grande árvore” vai espalhando seus galhos graças à tenacidade e o Coração de Fogo de Madre Maria de Jesus e a perseverança das primeiras Irmãs. Magnificat! Mas sentindo suas forças diminuírem Madre Maria de Jesus pede renúncia do cargo de Superiora Geral e em visita à Comunidade de Formosa em 31 de maio, parte para a casa do pai deixando suas filhas órfãs e um legado de generosidade e dedicação à Congregação que será lembrado pelas gerações futuras. Irmã Sara Balbino Marra foi eleita Superiora Geral.

Foto do livro “Traços Biográficos de Madre Maria de Jesus” de autoria de Irmã Maria Genoveva.

1966

Publicação do livro “Traços Biográficos de Madre Maria de Jesus” de autoria de Irmã Maria Genoveva.

Membros da comunidade Nossa Senhora das Dores orando, com uma vela sob a mesa.

1968

As primeiras Comunidades Inseridas foram abertas: a primeira em Alvorada do Norte/MG e logo depois em Itabira/MG no Bairro Água Fresca. No Rio de Janeiro, na favela da Penha, a abertura foi em 1969.

Cinco irmãs da Fundação de Livramento de Nossa Senhora.

1970

Novas fundações: no Nordeste em Livramento de Nossa Senhora, Alagoinhas e Boa União na Bahia e no Sudeste: Vazante, Itabira (Bairro das Oliveiras) e Patos de Minas em Minas Gerais.

Grupo de Irmãs idosas na Casa da Fraternidade, em Belo Horizonte.

1980

Instalação da Casa da Fraternidade Madre Maria de Jesus em Belo Horizonte/MG. Lugar apropriado para acolher as Irmãs idosas e para tratamento de saúde de outras Irmãs da Congregação.

Foto de integrantes da Congregação de Notre Dame de Chambriac na França.

1983

Início das pesquisas, aproximação e colaboração com a Congregação de Notre Dame de Chambriac na França. As Madres Maria de Jesus e Madre Miguel pertenceram a essa Congregação.

1990

Primeiro passo da Missão Além-Fronteiras: Maio, no Foyer la Voie Romaine em Lyon e julho em Guemé, no Extremo Norte dos Camarões juntamente com a Congregação Notre Dame de Chambriac.

Seis mulheres em uma cerimônia religiosa. São integrantes da Casa Geral de Nossa Senhora das Dores.

1995

Transferência da Casa Geral do Rio de Janeiro para Belo Horizonte. Nesse mesmo ano foi iniciado o Movimento dos Leigos Missionários de Nossa Senhora das Dores (LMNSD) formado por Leigos desejosos de viverem o Carisma da Congregação.

Cruz com Jesus Cristo no centro. É o símbolo do grupo Leigos Missionários de Nossa Senhora das Dores.

2000

Realização do 1º Encontro Nacional dos LMNSD.

Mosaico que mostra crianças brincando de cabo de guerra, um homem pintando um quadro e um grupo de crianças em um refeitório.

2003

Fundação da Obra Social Madre Maria de Jesus em Belo Horizonte/MG e do Centro Social Madre Maria Miguel em Aracatu/BA. Dois anos depois iniciam as atividades do Projeto Social Irmã Gema Galgani em Formosa/GO. As Obras Assistenciais tem a finalidade de atender crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Panfleto da primeira Jornada Missionária das RMNSD em Aracatu, Bahia.

2009

Primeira Jornada Missionária das RMNSD em Aracatu, Bahia com a participação dos LMNSD.

Imagem de Nossa Senhora das Dores, ao lado de quatro bandeiras. Foto do 1º Congresso de Educação da Rede Nossa Senhora das Dores.

2011

1º Congresso de Educação da Rede Nossa Senhora das Dores com a participação dos colaboradores do CNSD, INSD e CSJ.

2013

Ano Centenário da Congregação. A preparação envolveu todas as Comunidades e aconteceu nos 3 anos que antecederam o ano festivo. A Comunidade Nossa Senhora da Amazônia foi criada como marco do Ano Centenário.

Seis integrantes da Comunidade Intercongregacional em Tiguipa Estácion, na Bolívia, em uma estrada de terra.

2018

Início da Comunidade Intercongregacional em Tiguipa Estácion, na Bolívia, juntamente com a Congregação da Beneficência Popular.