Carisma

O Carisma é um dom de Deus para a realização de uma Missão, e vivido com o coração ele faz a riqueza da Igreja. A Fundadora Madre Maria de Jesus, em seu encontro pessoal com o Senhor, recebeu Dele este Dom gratuito; o partilhou e viveu com suas primeiras companheiras, mantendo-o como um Projeto de vida que vigora até hoje.

Sob o impulso do Espírito de Deus e do “coração de fogo e vontade de ferro” de Madre Maria de Jesus, a Congregação assumiu através dos tempos o sonho missionário da Fundadora como dom e compromisso para o bem da Igreja e da humanidade e se compromete a cada dia com a vivência do seu Carisma.

Escolhidas por Deus

A Religiosa Missionária de Nossa Senhora das Dores é pessoa amada e escolhida por Deus. Apaixonada pela vida e consciente de seu potencial humano acolhe o diferente na sua alteridade. Em constante atitude de aprendiz, faz de sua existência um sinal profético de esperança, gratuidade e defesa da vida.

Entrega-se totalmente a Deus, o Absoluto de sua vida. Na oblatividade, testemunha a alegria de ser consagrada no seguimento de Jesus Cristo. Fiel à Palavra faz de sua consagração um dom para a Igreja e crescimento do Reino.

Envolvida por Deus Trindade, constrói uma fraternidade missionária através de relações inclusivas e circulares, num constante processo de conversão. Exercita a capacidade de conviver, no empenho de testemunhar a caridade evangélica. Aberta à comunhão eclesial e social, compromete-se por uma sociedade justa e solidária em defesa da vida.

Como Maria de Pé junto à Cruz, participa corajosamente do mistério da Redenção. Retrata em sua vida as virtudes da simplicidade, humildade, caridade, zelo e acolhimento, expressão da espiritualidade Mariana. Inspirada nas fontes inacianas, cultiva o discernimento na busca da vontade de Deus para em tudo amar e servir. Na experiência profunda de doação total, é solidária às dores e ao sofrimento da humanidade.

Em defesa da vida da juventude

Impulsionada pelo Espírito Santo, fiel à herança carismática de Madre Maria de Jesus, compromete-se corajosamente em defender a vida da Juventude Crucificada, carente de educação integral e evangelização. Carisma específico de sua vocação.

Convicta de sua vocação missionária lança-se no caminho da missão, ousa atravessar fronteiras e se faz irmã de outros povos. Aberta à novidade do Espírito, aos sinais dos tempos e inserida no povo de Deus, serve os pobres como primeiros interlocutores da sua ação evangelizadora. Em comunhão com a Igreja, em parceria com Leigos e aliança com Instituições Missionárias, assume o anúncio do Evangelho, denuncia a injustiça, a exclusão e constrói caminhos de ressurreição.

As Religiosas procuram pela oração e discernimento constante, manter vivo o Carisma Congregacional, reinterpretando-o na perspectiva atual, mantendo a fidelidade, a criatividade e a audácia, enfatizando as intenções iniciais da Fundadora Madre Maria de Jesus.