História

O que é ser jovem? Onde estão as juventudes? Quais são seus sonhos, desafios e conquistas? 

Com o Carisma que é de defender a vida da Juventude Crucificada Carente de Educação Integral e Evangelização as Religiosas Missionárias de Nossas Senhora das Dores buscam se aproximar e escutar os jovens.

Diferente do que repete a sociedade em geral, de que os jovens são o futuro. A juventude tem mostrado com ações que o tempo verbal que a representa é o presente. Nas vivências e encontros eles se tornam protagonistas, assumem compromissos, fazem parcerias e juntamente com as RMNSD se apropriam e vivenciem o Carisma herdado de Madre Maria de Jesus.

Nunca foi tão atual a temática da juventude. Acompanhamos recentemente o Sínodo da Juventude, convocado pelo Papa Francisco, e precisamos nos debruçar cada vez mais em descobrir, amar e conquistar o coração das Juventudes. Vivenciando o Carisma, somos convidados a estar com os jovens e com eles compartilhar, aprender e ajudá-los a crescer.

Grupo de pessoas do Seminário da Juventude, reunido em frente a um muro.

Seminário das Juventudes - 1

A proposta do 1º Seminário das Juventudes das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores é ser um momento de escuta às juventudes e ao mesmo tempo de potenciá-las a se tornarem multiplicadoras da mensagem de JESUS em suas Comunidades.

Com o tema “Juventudes partilhando a vida”, este 1º Seminário é o espaço de fala das Juventudes com discussões sobre as realidades que vivem na família, na comunidade eclesial e social.

A preparação do Seminário acontece em encontros, rodas de conversa e momentos orantes com as juventudes que estão nos Colégios da Rede Nossa Senhora das Dores (REDENSD), nos Projetos Sociais, nas Paróquias e Comunidades. A organização está a cargo da Comissão preparatória que integra jovens, irmãs RMNSD e Leigos MNSD.

Nestes tempos de pandemia, na impossibilidade de realizar encontros presenciais, a preparação continua online.

O Projeto “Jovem na Escola” tem o objetivo de ajudar a moças – adolescentes e jovens a continuarem os estudos.
As Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores que estão atuando na Diocese de Yagoua, Paroisse Immaculée Conception em Guidiguis – Cameroun criaram o Projeto “Jovem na Escola” depois de observar a realidade de muitas moças órfãs sem condições econômicas para continuar seus estudos.

Acreditamos que um dos meios necessários para o desenvolvimento, autonomia e integração da mulher na sociedade é o estudo e consequentemente uma formação profissional. De modo geral as famílias matriculam seus filhos na escola, mas a continuidade muitas vezes se torna difícil devido à questão social e econômica.

A continuidade do Projeto “Jovem na Escola” está sendo possível graças à boa vontade e generosidade de padrinhos e madrinhas brasileiros que apoiam e assumem concretamente este projeto, pagando a mensalidade anual para as jovens, incluídas na Escola do Ensino Fundamental ao Universitário.

Um homem de duas mulheres, do Grupo Amor sem Fronteira, abraçados.

Amor sem Fronteira - 1

O Projeto Missionário “Amor sem Fronteiras” tem como objetivo estimular nos jovens alunos da Rede NSD o espírito missionário e de voluntariado, levando a eles uma experiência única de transformação. É nesse contexto que esse Projeto vislumbra o jovem como educando e educador, receptor e executor, pretendendo contribuir com a ação missionária da Igreja onde é ao mesmo tempo destinatário e protagonista da evangelização.

A Rede Nossa Senhora das Dores realiza consecutivamente a V Edição do Projeto "Amor sem Fronteiras" com os alunos das três Unidades Escolares da Rede: Colégio Nossa senhora das Dores/Itabira-MG, Instituto Nossa Senhora das Dores /Rio de Janeiro- RJ, Colégio São José/ Formosa – GO e os três Projetos Sociais: Madre Maria de Jesus/Belo Horizonte-MG, Centro Social Madre Maria Miguel /Aracatu-BA e Projeto Social Irmã Gema Galgani/ Formosa –GO, se juntam em troca de conhecimento, valores, solidariedade e muito amor!

Na última edição, o Projeto aconteceu na Fazenda Bethânia, junto à APMI - Associação de Proteção à Infância e Maternidade de Itabira/MG. Os alunos dos Colégios e dos Projetos Sociais participaram de oficinas, atividades artesanais e apresentações culturais. Junto a essas atividades estão articulados os valores que são: escuta, partilha de vida, conhecimento, colaboração, atenção, concentração, respeito, prática, amizade, diversão, descontração, diálogo...

Onze mulheres da convivência vocacional em Camarões. Elas estão ao lado de uma imagem de santa. Na parede, há uma cruz.

Convivência Vocacional - 3 (Camarões)

A vocação, dom da Trindade, é graça sempre nova para se acolher com o coração agradecido. É uma resposta de amor ao “amor de Deus” que por nós se entregou (Gl 2,20).

“Lançar-se ao infinito...” a missão é um projeto que vai se realizando ao longo do caminho. Quando se pensa que se chegou a um lugar seguro, que já é hora do descanso, um novo apelo se faz ouvir, um novo chamado, um renovado convite... E o desejo do descanso se transforma, para alegria do discípulo (a), em ponto de partida. Muitas pessoas tiveram a coragem de se lançar nessa aventura... E que bela aventura! A aventura vocacional que brota do primeiro chamado, construída no seu cotidiano, composta de sonhos, alegrias, tristezas, convicções e incertezas. Aventura que leva a redescobrir valores e rever conceitos. Aventura que exige uma resposta pessoal autêntica.

Durante o período da Convivência, a vocacionada é convidada a refletir e aprofundar o seu discernimento vocacional e com segurança dar uma resposta positiva ao chamado de Deus. Os encontros de convivência vocacional acontecem nas Comunidades das Irmãs. São realizados momentos Orantes, reflexão e aprofundamento de temas, apresentação do Carisma, construção do Projeto Pessoal de Vida.

“Segue a estrela, Deus faz teu caminho”. Madre Maria de Jesus