Santas Missões Populares – “Quem ama CUIDA!”

Missão
Missão

A Missão Popular é um tempo especial, e como tal, tem um começo e um final. Porém, seu espírito, objetivos e efeitos continuam por muito tempo iluminando a vida e a caminhada das pessoas e das comunidades. As Santas Missões não pretendem ser um “fogo de palha que logo se apaga” ou um movimento que causa um impacto evangelizador intenso, de curta duração. As Santas Missões acendem nos corações de todos o amor a Deus, ao próximo e a si mesmo. Esse é o nosso grande objetivo: anunciar a todos que Deus nos ama, que Ele cuida de nós. É nós somos convidados a amá-lo e cuidar Dele na pessoa do Irmão.

O tema das Santas Missões Populares em Juriti Velho, Diocese de Óbidos, no Pará, foi “QUEM AMA CUIDA”. São 30 Anos de Missões Populares e este tema teve o objetivo de despertar o cuidado nas famílias, escolas, comunidades, nos diversos aspectos: social, ecológico, cultural e eclesiológico.

Para podermos vivenciar esta experiência do cuidado nestes diversos aspectos, tivemos como referência o texto bíblico de Lucas 1,39-40 (Visita de Maria a sua prima Isabel). Muitas inquietações rondavam o coração de Maria, mas ela ao saber que sua prima estava grávida foi às pressas ao seu encontro e cuidou dela. Nós Missionários, também temos preocupações, mas hoje somos como Maria, deixamos tudo e partimos ao encontro daqueles que precisam de nós.

Queremos ser Missionários cuidadores: bons Samaritanos, caminhar pelas estradas da Paróquia e anunciar a todos o amor, um amor de um Deus que cuida constantemente de nós. Na missão, nós somos chamados a nos aproximar das pessoas, sem timidez, sem deixar a vergonha roubar de nós a oportunidade de ser um bom samaritano. Na Missão Popular nos aproximamos das pessoas, motivando-as a falarem conosco.

Como o Samaritano que estava de viagem, nós também estivemos de passagem, curando as feridas e indicando a COMUNIDADE como local de tratamento para as dores e dificuldades, colocando em prática os sonhos do Papa Francisco, cuidando do social e do eclesiológico. Neste tempo que passamos nas Comunidades foi importante cuidar das crianças. Dar atenção, brincar, falar de Deus e do cuidado com nossa Casa Comum. O Senhor sempre teve um carinho especial, um amor especial com os pequeninos: “Deixai vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas.” Mt 19,14. Para sermos cuidadores precisamos primeiramente deixar o Senhor cuidar de nós. Um missionário que não se coloca nas mãos do Senhor todos os dias, não conseguirá cuidar das feridas dos outros.

 

Santas Missões Populares:

SANTAS – porque continua a missão de Jesus.

MISSÕES – porque é tempo de ser enviado, de andar e testemunhar.

POPULARES – porque elas acontecem no meio do povo, com o povo, assumindo seus anseios e sonhos por uma vida mais digna e uma Igreja de comunhão e participação.

Por Irmã Elaine Carvalho –  RMNSD