São José, esposo de Nossa Senhora, Pai na obediência, este foi o tema do Momento Orante com os Leigos Missionários de Nossa Senhora das Dores ocorrido ontem, dia 10 de agosto.
Neste Mês Vocacional, e em especial na Semana Nacional da Família, os grupos de LMNSD, se reuniram mais uma vez para rezar pelas vocações e São José foi lembrado em sua trajetória como pai bondoso e atencioso para com Maria e Jesus.
“Sabemos que era um humilde carpinteiro (cf. Mt 13, 55), desposado com Maria (cf. Mt 1, 18; Lc 1, 27); um «homem justo» (Mt 1, 19), sempre pronto a cumprir a vontade de Deus manifestada na sua Lei (cf. Lc 2, 22.27.39) e através de quatro sonhos (cf. Mt 1, 20; 2, 13.19.22). Depois duma viagem longa e cansativa de Nazaré a Belém, viu o Messias nascer num estábulo, «por não haver lugar para eles» (Lc 2, 7) noutro sítio. Foi testemunha da adoração dos pastores (cf. Lc 2, 8-20) e dos Magos (cf. Mt 2, 1-12), que representavam respetivamente o povo de Israel e os povos pagãos.
Teve a coragem de assumir a paternidade legal de Jesus, a quem deu o nome revelado pelo anjo: dar-Lhe-ás «o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados» (Mt 1, 21). Entre os povos antigos, como se sabe, dar o nome a uma pessoa ou a uma coisa significava conseguir um título de pertença, como fez Adão na narração do Génesis (cf. 2, 19-20).” CARTA APOSTÓLICA PATRIS CORDE do Papa Francisco.
Que nossas famílias possam crescer na humildade, zelo e alegria, características marcantes da vida de São José.