Madre Miguel em Santa Bárbara

Missão

Madre Maria Miguel era extremamente piedosa, conforme verificamos em seus escritos e pelo testemunho de pessoas que conviveram com ela. Assim escreveu a Irmã Joana de Chantal:

“foi uma mulher simples, despretensiosa, piedosa, fervorosa; grande amiga de Jesus Sacramentado, uma mulher eucarística. Viveu com o espírito voltado para as coisas do alto. Enquanto agia, estava sempre a balbuciar jaculatórias, como por exemplo: “Mon Jesus, ayez pitié de nous”. (Meu Jesus, tende piedade de nós) “Marie, Mére des vertus, préparez mon coeur pour recevoir Jesus”. (Maria, Rainha das virtudes, preparai meu coração para receber Jesus). Como Maria ao pé da Cruz, os olhos voltados para o Divino Filho e o coração palpitante de amor para a salvação da humanidade, Madre Miguel dedicou sua vida, com a mente voltada para as coisas do Alto e o coração cheio de dedicação para doar-se no que fosse necessário a fim de apoiar Madre Maria de Jesus nos seus graves e sérios empreendimentos para o bem da Congregação. Foi companheira da Madre em todos os momentos, fáceis ou difíceis, agradáveis ou desagradáveis. Muito teve que sofrer para ver realizada a obra da Congregação. No trabalho era muito ativa, dando mostras de espírito de sacrifício”. 

Em 1º de janeiro de 1927, Madre Maria Miguel foi residir em Santa Bárbara/MG, onde junto com outras Irmãs, cuidava do Asilo “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, fazendo parte de sua Administração. Essa casa traz um significado especial para a Congregação, porque foi o local, onde Madre Maria Miguel fixou sua “tenda missionária” para realizar um trabalho muito bonito, junto aos mais necessitados da cidade e dos arredores. Ali mesmo a Madre Miguel – como era comumente chamada – esteve sempre como “PONTO de APOIO” para Madre Maria de Jesus, em todas as dificuldades vividas pela Congregação.

Madre Maria Miguel morou em Santa Bárbara até sua morte em 26 de abril de 1961, com um pequeno intervalo de cinco anos que ficou em Belo Horizonte.

Trecho do livro: Memória da Vida de Emma Poyet – Na Vida Religiosa: Madre Maria Miguel do Sagrado Coração de Ir. Maria da Glória A. Fonseca e Ir. Marlene Maria da Silva. Belo Horizonte, 2021.