Os Leigos Missionários de Nossa Senhora das Dores são chamados a viver o Carisma de Madre Maria de Jesus, que é defender a vida da juventude crucificada carente de educação e evangelização. Para compreender o mundo das Juventudes é preciso estudo, reflexão, aproximação e principalmente o coração sensível às suas necessidades.
No mês de abril aconteceram os Encontros Regionais em Minas Gerais e Bahia com os leigos dos diversos grupos e as temáticas das reflexões foram os jovens e seu protagonismo na Igreja, na família e na sociedade.
Na Bahia, o encontro foi realizado em Aracatu nos dias 22 e 23, no Centro Social Madre Maria Miguel e foi marcado pela presença dos participantes provenientes dos Grupos Madre Maria Miguel, Bom Jesus, Maria Mãe da Libertação, Padre Ladislau, Irmã Dulce e representantes dos Jovens e colaboradores do Projeto Juventude Partilhando a Vida. A Assessoria foi de Padre Uatos, da Arquidiocese de Vitória da Conquista. O Assessor conduziu momentos dinâmicos e significativos que muito contribuíram na perspectiva do olhar atento para as realidades juvenis. Abordou a dimensão sociológica, chamou a atenção para, na missão com a juventude saber olhar o jovem em sua integridade, com empatia, levá-lo a sonhar, encontrar referências, cultivar a fé e o sentido da vida.
E nos dias 29 e 30, em Minas Gerais, os leigos se reuniram na Casa da Fraternidade – Belo Horizonte, com a assessoria de Irmã Tânia e Irmão Talisson que desenvolveram o tema Juventude Contemporânea e seus diversos contextos. Os participantes puderam dialogar com os assessores sobre as possibilidades de aproximação com a juventude com respeito e sempre animando o protagonismo juvenil.