Comunidade Santa Josefina Bakhita
Guidiguis . Yagoua
História
A missão das Religiosas Missionárias de Nossa Senhoras das Dores, em terras camaronesas é fruto do encontro que aconteceu com as Irmãs de Notre Dame de Chambriac, em 1983. Deste encontro nasceu a cooperação e o estreitamento dos laços de amizade. Concretamente, confiantes na ação do Espírito Santo, propulsor da missão, em 1990, Irmã Geralda Valéria da Silva foi enviada ao Extremo Norte de Camarões, para a Diocese de Yagoua, em Guemé, para somar forças com as Irmãs de Notre Dame de Chambriac, da Província do Canadá, presentes nesta missão desde 1970. Em 1993, a Irmã Daura Soares Pena foi enviada e muitas outras ao longo dos anos se integraram a esta missão junto ao povo Massá.
Após 26 anos de presença no local, as Irmãs, em comum acordo com Dom Barthelemy Yaouda Hourgo, passaram a missão de Guemé para as Irmãs da Congregação Rainha dos Apóstolos de Yagouá e assumiram a missão na Paróquia Imaculada Conceição de Guidiguis, Departamento de Mayo Kani, em terras Tupuri. Nasceu, assim, a nova Comunidade Missionária Santa Josephina Bahkita, no dia 14 de julho de 2016.
Missão
O objetivo da Comunidade é viver a fé em Jesus Cristo, como Missionárias de Nossa Senhora das Dores, na busca constante da prática do acolhimento, do serviço, da oração e da fraternidade. Sempre exercitando a caridade evangélica junto aos irmãos e irmãs, em especial à juventude do Extremo Norte de Camarões.
No decorrer do primeiro ano, que foi um tempo de escuta, encontro, descoberta e visitas, as Irmãs procuraram dar os primeiros passos, sendo presença junto aos grupos e movimentos, acompanhando jovens e adolescentes, apoiando as lideranças e projetos jovens na escola.