Comunidade San José de Tiguipa
Tiguipa Estación . Vila Montes
História
A Comunidade Missionária Intercongregacional, denominada Comunidade São José de Tiguipa Estación nasceu de um sonho cultivado no Coração da Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores de atravessar as fronteiras do Brasil para algum país da América do Sul e de um convite da Congregação das Irmãs da Beneficência Popular para colaborar com elas em Tiguipa Estación, na Bolívia.
As duas Congregações têm pontos em comum como: a fundação brasileira em Minas Gerais, de Direito Diocesano; a espiritualidade mariana e inspiração inaciana; o fato de terem Nossa Senhora das Dores como padroeira e serem missionárias. Além do Carisma de uma completar o da outra, o que significa que tem um coração ardente de amor, como o Sagrado Coração de Jesus, que acolhe os pobres e as crianças e busca defender a vida da juventude crucificada, carente de educação integral e evangelização.
Há mais de 10 anos, as Irmãs da Beneficência Popular vinham trabalhando no Vicariato de Camiri, na Bolívia. As necessidades da missão continuavam sendo um desafio e o número de Irmãs estava diminuindo, foi então que surgiu o apelo para as Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores somarem forças de evangelização nesta realidade, partilhando seu Carisma.
No dia 28 de junho de 2018, as Irmãs Mônica Maria Costa Conceição e Euslene Aparecida Chaves chegaram em Tiguipa, juntamente com Irmã Marlene Maria da Silva, Superiora Geral das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores e Irmã Maria da Consolação Coelho, Superiora Geral das Irmãs da Beneficência Popular. Após uma intensa semana missionária junto ao povo Guarani de Tiguipa Estación, houve uma celebração eucarística na qual as Irmãs foram apresentadas à Comunidade e deu-se instalada a Comunidade Missionária São José.
Missão
O objetivo dessa Comunidade é viver e partilhar os Carismas, na vivência da intercongregacionalidade, atenta aos apelos da Igreja e da realidade local, priorizando o trabalho com a juventude, a infância missionária.
A intercongregacionalidade é o caminho para facilitar, fortificar e expandir a ação missionária nos grupos, nas visitas e na preparação das lideranças. Além de oferecer círculos bíblicos e ação litúrgica, na formação de lideranças.