Comunidade Missionária Santíssima Trindade

Caucaia . Ceará

História

A Comunidade Missionária Santíssima Trindade nasceu em agosto de 2005 com o objetivo de dar uma resposta comprometida à situação difícil dos povos indígenas da Região de Caucaia, no Ceará, que são constantemente ameaçados de perderem suas terras. Uma missão que exercem junto ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI), ligado à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), que procura defender os povos originários. Os grandes projetos de desenvolvimento e a expansão de atividades agrícolas e extrativas constituem, hoje, uma grande ameaça aos indígenas, que continuam a sofrer discriminação, privações e ameaças, tendo seu Direito Constitucional às suas terras ancestrais violado.

Missão

Para o Padre Giorgio Paleari, “a missão é um longo caminho para dentro do coração de Deus que toma completamente conta da nossa vida. Este é o núcleo mais profundo da experiência missionária e nos faz adentrar no mistério mais radical da vocação e do discipulado. É preciso sair para ser instrumento nas mãos de Deus.”

Por isso, o objetivo da Comunidade é ser presença junto aos povos indígenas, partilhando dons, apoiando suas lutas e reivindicações pelo acesso aos bens fundamentais como terra, saúde, educação, e preservação da cultura.