Comunidade Madre Maria Miguel

Vitória da Conquista . Bahia

História

Respondendo à necessidade de uma casa para acolher as jovens vocacionadas, sobretudo da Região do Nordeste, a Comunidade Madre Maria Miguel foi fundada no dia 1º de setembro de 2003, na periferia de Vitória da Conquista, na Bahia. Entre as recomendações deixadas por Madre Maria Miguel estava a de que o zelo pelas vocações é uma tarefa primordial para o futuro da Vida Consagrada.

As Irmãs organizam e realizam Semanas de Convivência Vocacional e estão inseridas nas equipes de Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Vitória da Conquista, Caetité e Livramento de Nossa Senhora.

Missão

A Comunidade tem como missão principal acolher as jovens vocacionadas que desejam conhecer de perto e acompanhar a formação das aspirantes. Essa etapa faz parte do processo específico de formação. Depois do processo de clarificação do Carisma, que aconteceu em 2013, toda a Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores tem intensificado o trabalho com a juventude. Ciente de que a Congregação existe para “defender a vida da juventude crucificada, carente de educação integral e evangelização”, a Comunidade Madre Maria Miguel tem dado prioridade a um trabalho mais intenso com a juventude.

Outra atividade desta Comunidade é acompanhar o trabalho do Centro Social Madre Miguel que fica em Aracatu, também na Bahia, que é uma Obra Educativa da Congregação que atende adolescentes e jovens da periferia e oferece formação para catequistas e lideranças das Comunidades Rurais da Paróquia São Pedro na mesma cidade.