Vida Consagrada, um presente gerador de Vida para a Igreja e para a Humanidade

Artigos

A Vida Consagrada é dom, é um presente de Amor de Deus derramado sobre a Igreja e sobre a humanidade, um presente gerador de Vida. Eu penso que todo mundo quando ganha um presente, fica feliz, alegre e agradecido… em alguns casos quer mostrar a todo mundo. A Vida Consagrada é um lugar de alegria, de identificação com Jesus, de gratidão, de compromisso e de fidelidade. É todo dia, em cada ação que o Senhor nos chama a Viver a VIDA com o SAGRADO.

O presente da Vida Consagração recebido de Deus nos dispõe a ter uma vida de intimidade com Deus na oração, na meditação da Palavra, na Eucaristia… e nos impulsiona a doar a vida inteira, sair de nós mesmos e ir aos outros para Amá-los e Servi-los, a exemplo de Jesus. O AMOR quando partilhado, ganha uma extensão tão grande que somente quem faz a sua experiência sabe a origem da fonte, consegue beneficiar-se do seu frescor, e permanece nas pegadas de Cristo.

A Vida Consagrada é geradora de Vida, ela nasce e floresce inserida no coração da Igreja, com os SINS que vamos dando diariamente, sob a força do Espírito Santo, cada vez que respondemos aos apelos do Senhor e vamos “onde Ele mesmo devia ir e fazemos o que ele faria…” num esforço de libertação e revigoramento da Vida, sendo luz e sinal de esperança no mundo.

A apresentação de Jesus no templo, é a festa do encontro. Os dois jovens, Maria e José, encontram Simeão e Ana… um encontro que gera vida. Os encontros que temos diariamente devem fazer pulsar o nosso coração e nos encorajar a permanecer firmes. Deus nos chama todos os dias para um diálogo de Amor, Ele nos encontra nas coisas concretas, ou seja, na oração, no exercício da obediência, na escuta a uma pessoa, num gesto solidário, na partilha do que somos e temos…

A Vida Consagrada tem olhar profético, zela pelas coisas de Deus, e “o que Deus tem de mais precioso é o ser humano”. Os Consagrados, ouvintes fiéis do Senhor, são como faróis para iluminar o mundo, conseguem enxergar as lutas e sofrimentos da humanidade escravizada pelo mal, e quer libertá-la, tem compromisso com a verdade, tem segurança no que fala, vai sem medo. Essas atitudes vêm do reavivar do primeiro amor, da descoberta do Carisma recebido.

A profecia da Vida Consagrada passa primeiro pelo encontro diário com Jesus no coração, e expulsa dele todo mal; passa pela Vida fraterna, lugar de encontro revigorador, de acolhida, de partilha de dons, de fraternidade e restaura toda relação quebrada; passa pela Missão e faz o Consagrado testemunhar, sem medo, o Amor, a Verdade, a esperança, a libertação e a Vida feliz para todos os seres humanos. O segredo é não caminhar sozinho e nem se afastar do Senhor, por onde Ele vai ou envia…

A Vida Consagrada espelha-se na Virgem Maria, que na disponibilidade total disse SIM a Deus e a ele foi fiel até o fim. Ela teve o privilégio de apresentar Jesus ao Pai, como oblação pura e santa. Que ela nos obtenha a graça de estar constantemente abertos e acolhedores em relação às muitas obras, que Ele não cessa de realizar através de nós, para o bem da Igreja e da humanidade.

Irmã Marlene Silva – RMNSD