Mistério de Maria ao pé da cruz!

Artigos

Junto à cruz de Jesus estava, de pé, sua mãe” (Jo 19, 25)

São João descreve a presença de Maria ao pé da Cruz, junto das santas mulheres, com uma palavra cheia de têmpera: stabat. Literalmente, significa “estar firme, de pé”. Mas o termo indica muito mais do que um simples modo de permanecer. A expressão original empregada pelo Evangelho sugere um conteúdo moral, isto é, que Maria acompanhava o sofrimento do Filho com fortaleza de alma; e que, no seu coração, não só havia inteireza, mas adesão.

Nessa “hora” definitiva, em que o Filho dá a vida para a salvação de muitos (Mt 20, 28), a atitude espiritual de Maria é exatamente a mesma que no dia da Anunciação: fiat, “faça-se”. Adesão incondicional, plena, à vontade de Deus, e concretamente ao plano salvífico que Cristo está realizando no mundo, plano no qual ela foi chamada a colaborar da forma mais estreita.

Podemos dizer que o fiat, a união com a vontade de Deus é a alma de Maria. Aquilo que faz dela a Mãe, no sentido mais profundo, não é apenas nem primariamente o fato de ter gerado fisicamente Jesus, mas de se ter unido perfeitamente à vontade de Deus em cada um dos instantes da vida e da missão do Filho.

Por Irmã Maria Adelma Ferreira

 

Referências
Maria aos pés da cruz – uma pequena reflexão – Artigo do Site da Comunidade Shalon – 15/04/2011
Maria em Caná e junto à Cruz – Ensaios de Mariologia Joanina – SERRA. A. M. Edições Paulinas, 1979
Eis tua Mãe – Síntese de Mariologia – Brustolin, Leomar A. Edições Paulinas, 2017
Maria aos olhos de São João – (Adaptação de um trecho do livro de F. Faus: Maria, a Mãe de Jesus, Quadrante 1987)
Maria toda de Deus e tão humana – Compêndio de Mariologia – Murad. A – Edições Paulinas, 2012
Mariologia – interpelações para a vida e para a fé – Boff. L. Editora Vozes, 2007