Iniciemos nossa reflexão falando de MARIA, uma mulher VOCACIONADA que aceitou o chamado de Deus.
Vamos pensar na vocação de MARIA, ver como ela optou radicalmente por Deus sem se afastar ou se alienar da caminhada do seu povo.
Todo vocacionado (a) é, por essência, alguém que carrega sobre si a história do seu povo e ao mesmo tempo se sente atraído irresistivelmente pelo Senhor.
Assim aconteceu com MARIA …
Deus entra na casa de Maria para se encontrar com ela. Deus faz se próximo e familiar. E é neste ambiente que o Anjo lhe apresenta o projeto de ser a mãe de Jesus. Como não aceitar este lindo e desafiador projeto de ser mãe do nosso Salvador? “ Faça se em mim a tua vontade”. Esta foi a resposta de Maria que muito nos encanta, onde vemos a coragem e a disponibilidade de fazer a vontade de Deus. É no cotidiano da vida que Maria reconhece que Deus a chama pelo nome. Ela não fica indiferente.
MARIA deu o seu SIM para sempre. Um SIM que nasceu do seu coração de jovem vocacionada, cheio de fé, amor, esperança, encantamento e coragem. Um SIM humilde e decidido, como aquela pessoa que se coloca a serviço do outro que necessita dela, sim na gratuidade, sem nada exigir. Uma entrega assim de uma vocacionada como Maria será um belo sinal da presença de um Deus libertador.
Maria entregou se totalmente nas mãos de Deus, por isso, dela nasceu o SALVADOR.
Deus chama quem ele quer! Chamou Maria. Chamou cada MISSIONÁRIA DE NOSSA SENHORA DAS DORES e pode estar chamando você também jovem para abraçar uma destas vocações (VIDA RELIGIOSA/ SACERDOTAL/LEIGA/ MATRIMÔNIO. Não tenhas Medo!!!
Que Maria, a vocacionada do Pai, interceda por todos nós! Para que sejamos capazes de dizer “sim” ao chamado exigente e belo que Deus nos faz. E que em nossa oração, com um coração confiante na misericórdia de Deus, ousemos dizer: “Eis-me aqui, faça-se em mim a Sua vontade!”
Por Irmã Hélia Mônica Cordeiro