Sala de aula invertida, já ouviu falar sobre isso? Como funciona? Explicando um pouco, o professor deverá disponibilizar determinados materiais (leituras, vídeos, questões guia, entre outros) sobre um conteúdo de forma antecipada.
Assim, os alunos já chegarão nas aulas com uma certa base sobre o assunto, e é a partir dela que se começa a trabalhar. A sala de aula invertida, através dos exercícios de análise e discussão, proporciona um maior protagonismo e flexibilidade por parte dos estudantes, além de deixar mais evidente as subjetividades de cada um. E assim cada geração poderá dar contribuições uma para a outra.
Reiteramos aqui que, trata-se de fazer uso das novas tecnologias de forma significativa para expandir a inteligência coletiva. O uso das tecnologias de uma forma ressignificada em uma rede de troca, com o objetivo de promover mudanças sociais, é um protagonismo pensando também na coletividade.
O que se quer no sistema de educação pode ser resumido por: encontrar suas crenças, valores únicos, novas conexões e habilidades do século XXI. Encontrando-os, pode-se aplica-los em realizações com impacto positivo e trabalho com significado, criando e adicionando valor à humanidade. Os jovens entenderão assim seus sonhos e os de suas famílias nesse novo mundo.
Por Irmã Geralda Miranda – RMNSD
Baseado em Marc PRENSKY e CAMILA XAVIER NUNES. PRENSKY, Marc. From digital natives to digital wisdom: hopeful essays for 21st century learning. Thousand Oaks: Corwin, 2012.