A confiança no caminho vocacional de Madre Maria de Jesus

Juventude

A Igreja no Brasil, com a Festa de Cristo Rei do Universo, abre o III Ano Vocacional que será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). 

Este tema “Vocação: Graça e Missão” nos afirma que a vocação é um dom da graça, onde o Senhor chama e envia os que Ele quer. Faz-nos entender que Jesus Cristo é a origem, o centro e a meta de toda Vocação. O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

No “sim” da resposta vocacional a Deus não está presente a certeza, mas a confiança no chamado do Pai; no colocar-se a caminho para servir, como fez Maria de Nazaré, a humilde serva do Senhor. Ela disse “sim” porque confiava naquele Deus que age na história da humanidade e na história pessoal e vocacional de cada um de nós.

É de grande sabedoria nos debruçarmos sobre esta reflexão de que nosso caminho vocacional não se constrói sobre certezas, mas sobre a confiança. Podemos recordar o caminho vocacional de Maria, que se deixou conduzir pelo Senhor numa entrega de total confiança. Ela não sabia que aquele primeiro “SIM” a levaria ao pé da cruz. Um Sim que foi exigindo dela e exige de cada um nós, outros “Sins”. Pe. Adroaldo, sj nos diz em seu artigo que todo “SIM” é atrevido, arriscado e aventureiro. Quando balbuciamos um Sim, este é ressonância do “Sim” primeiro de Deus à nossa vida.

Ao iniciar este novo Ano Vocacional, recordo também a história vocacional de nossa querida Fundadora Madre Maria de Jesus. Sua divisa de vida, “Coração de fogo, Vontade de ferro”, encontra eco no lema proposto: “Corações ardentes, pés a caminho”. Madre Maria de Jesus ao dizer Sim aos apelos divinos, empreendeu um longo caminho de fé, de adesão e entrega à vontade de Deus. Ela não sabia onde levaria aquele caminho, mas sabia em quem depositara sua confiança. E no caminho do seu Sim, muitos outros Sins foram sendo pedidos e sua coragem crescia à medida que se entregava à Vontade daquele que a chamava insistentemente. Como os discípulos de Emaús, que experimentaram o coração arder em fogo e já não podiam mais se deter no medo, na desesperança, também Madre Maria de Jesus prosseguiu confiante, coração inflamado que não lhe permitia recuar.

Que este Ano Vocacional seja para nós, uma forte motivação para reafirmarmos o nosso primeiro Sim, voltar ao primeiro amor, deixar nosso coração arder na confiança total Naquele que é a meta da nossa jornada, a razão primeira de nossa entrega e ir ao encontro daqueles para os quais o Senhor nos envia.

 Por Irmã Maria Adelma Ferreira