Formação

A formação para a vida religiosa na Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores, busca dar a todas as Irmãs e Formandas, condições para descobrir e assumir o projeto de Deus em suas vidas. Cada Comunidade da Congregação é convidada a se comprometer com o processo formativo, conforme a realidade em que está inserida. Através de sua vida, doação e serviço, cada Comunidade busca ser sinal que desperte nos jovens o desejo de viver o seguimento a Jesus na Vida Consagrada.

Etapas de Formação Inicial

Aspirantado: tempo de acompanhar a Formanda mais de perto. “Vinde e vede” (Jo 1,39). Possibilidade de uma experiência de vida fraterna em Comunidade. É tempo de conhecimento mútuo entre a Aspirante e a Congregação.

Postulantado: período para a Formanda descobrir novos valores. “Encontramos o Senhor!” (Jo1,41). Tempo de amadurecer no seu crescimento humano e cristão, firmar sua vocação religiosa e se integrar progressiva e livremente. Tempo privilegiado para realizar uma experiência de vida em Comunidade, mais comprometida e participativa.

Noviciado: tempo para a Formanda encontrar-se, conhecer-se e fazer a experiência íntima da pessoa de Jesus, deixando-se transformar por Ele. Aprofundar as exigências do seu seguimento (Jo 1,43), buscando entender os apelos de Deus nos desafios da história de acordo com o Carisma missionário da Congregação.

Juniorato: período do aperfeiçoar e solidificar a formação recebida nas etapas anteriores. Busca de ser fiel e perseverante na vivência dos votos, inserida numa comunidade que continuará zelando pelo seu crescimento e amor à vida consagrada. 

Formação Permanente

A Formação Permanente na Congregação é um processo contínuo que abrange todas as dimensões da vida, é um caminho propício de aprimoramento da vocação e missão.

A Formação Permanente busca sensibilizar cada Religiosa para a integração do processo de amadurecimento, de envelhecimento com paz, serenidade, equilíbrio, alegria e renovada esperança. É como a argamassa que dá consistência, solidez, sustentação e mantêm unidos os tijolos do edifício formativo. É um processo que se realiza, em primeiro lugar, dentro da própria pessoa, através da contínua assimilação dos valores evangélicos, da cotidiana configuração a Cristo, da experiência pessoal e comunitária da vida de oração e intimidade com o Senhor, da meditação da Palavra de Deus, da participação assídua aos Sacramentos, da aplicação aos estudos e preparação profissional e do viver o compromisso missionário em comunhão com toda a Igreja.

“Quem permanece em mim, e eu nele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada”. Jo 15,5