Como peregrinos da Fé, mais de 200 jovens dos cinco setores da Paróquia Imaculada Conceição de Guidiguis se reuniram nos dias 20 a 22 de agosto para rezar e partilhar suas experiências de Fé. Caminharam longas distâncias a pé, em grupos, cantando, dançando trazendo nas costas sua mochila e a esteira para dormir. Alguns fizeram até sete quilômetros, para chegar a lugar do encontro, pois há precariedade de meios de transporte nesta região. Se reuniram debaixo de árvores para as palestras e debates e à noite foram dormir no chão da sala de aula da escola próxima.
A juventude do extremo norte dos Camarões tem um Sol na alma, é gente do caminho, não fica no mesmo lugar, tem uma disposição incalculável para caminhar e também para mergulhar no projeto e na experiência da bondade de Deus. Não hesita em comunicar as bem-aventuranças e os entraves de seus sonhos. Essa Juventude tem um ventre missionário, não reclama do tempo chuvoso ou quente e empoeirado, e não escolhe comida, se alimenta do que tem e quase sempre uma vez ao dia.
Provocados pelo convite “Jovem cristão, qual é o modelo da tua Juventude?”, reuniram-se para aprofundar a sua fé, momento de alargar o espaço de Deus em seu coração, com tempo de vigília e adoração. Refletir sobre a integralidade e enraizamento da sua Vida; Como ser Jovem cristão a serviço da Fé e fazer a diferença no mundo; Como vivem a sua cultura que é vida e suporte para sua Fé; ter Cristo como único necessário de sua vida… conscientizando-se de que, como cristãos, têm a responsabilidade da Evangelização do seu povo devem aprender a gerenciar sua vontade e fazer tudo por Cristo, com Cristo e em Cristo.
Após um animado o jogo de questões bíblicas, concluíram que é um bom cristão, vive o que acredita, testemunha sua fé e faz a diferença na sociedade e no mundo.
Confiaram a Maria o percurso de sua vida, na disponibilidade do “Eis-me aqui!”
E concluíram o encontro com a Celebração Eucarística e a partilha do bil-bil, bebida tradicional do Povo Tupuri.