“Depois da graça do Batismo, a maior dentre todas as graças é a da Vocação Religiosa…”
Madre Maria de Jesus.
Quando Deus chama, ele mesmo envia e concede as graças necessárias para vivermos com fidelidade a missão que tem nos confiado. Assim aconteceu comigo!
Desde os 9 anos de idade, o primeiro chamado foi quando estava na Missa e nos visitava um grupo de Missionários, dentre eles D.Luiz Cappio, uma freira franciscana e dois seminaristas Claretianos. Faziam uma peregrinação em nossa cidade de Pirapora/MG, em defesa do Rio São Francisco. E veio a primeira intuição: quando crescer também quero ser missionária! Antes de tudo isso acontecer, o que me ajudou muito foi o testemunho da minha mãe, que sempre rezava o terço em familia. Depois fui crescendo, meus pais mudavam muito de uma cidade para outra em busca de melhores condições de trabalho. Quando estava terminando a preparação para receber o Crisma, me veio novamente a pergunta: qual minha missão neste mundo? Como colaborar no projeto de salvação do Criador? Deus me chama para quê? E para que estado de vida? Quero partilhar a vida com os sofredores, mas onde estão?
Estas perguntas muito me ajudaram a encontrar as respostas, não sozinha, mas em comunidade, na familia e em um espírito orante e de discernimento.
Conheci e visitei diversas Congregações, e quando estava na cidade de Uberlândia terminado os estudos, conheci o padre Jorge e ele me apresentou as Religiosas Missionarias de Nossa Senhora das Dores, na pessoa da Ir. Marlene Silva. Me lembro como hoje, em uma sexta-feira santa, foi o encontro com a RMNSD, que visitou minha familia. Estava concluindo o Ensino Médio e trabalhava durante o dia. E surgiu a proposta de participar de uma semana vocacional na cidade de Itabira e Belo Horizonte. Tudo me encantava, parece que já conhecia as Irmãs há mais tempo. O que me identificou nas RMNSD? Acolhida, simplicidade, cuidado com a vida, vida de oração: espiritualidade mariana e inspiração inaciana e a vida missionária. O primeiro livro que me impulsionou a dar uma resposta concreta foi: “Traços biográficos de Madre Maria de Jesus” fundadora das RMNSD. As Comunidades por onde partilhei a vida foram: Formosa /GO, Noviciado /BH, Comunidade de inserção-Itaete/BA, Colégio Nossa Senhora das Dores- Itabira/MG e atualmente Comunidade da América Latina.
Este ano celebrei 15 anos de Primeiros Votos e 9 anos de Votos Perpétuos. Sentimento de gratidão a Deus pela Vida Religiosa Missionária. Gratidão pelos desafios superados a cada dia, graças recebidas todos os dias, vida Comunitária que nos nutre diariamente e pela missão universal da Igreja. E hoje sou muito grata à Congregação por esta experiência Intercongregacional de 3 anos aqui em Tiguipa Estación na Bolívia.
Qual recado deixo para os jovens vocacionados/as: Não tenham medo! Tenham fé e confiança, porque quando Deus chama, Ele dá todas as graças necessárias para viver a missão que é Dele. E somos pequenos instrumentos e muito importantes. Que Maria nosso modelo missionário nos ajude todos os dias a dizer sempre Sim à vontade de Deus, através do serviço que exercemos na realidade onde Deus nos quer!
Por Irmã Euslene Aparecida Chaves -RMNSD.