Comunidade Dom Jaime
Belo Horizonte . Minas Gerais
História
A Comunidade Dom Jaime surgiu no Rio de Janeiro, em 1948, período dos primeiros contatos das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores com D. Jaime de Barros Câmara, Cardeal Arcebispo da cidade. Em 1951, bondosamente, ele abriu os braços e o coração para acolher o Noviciado em sua Arquidiocese.
Em 1976, ao instalar a Casa Geral no Rio de Janeiro, as Irmãs, num gesto de gratidão a este grande benfeitor, deram seu nome a essa Comunidade.
A Casa Geral mudou de endereço algumas vezes. Em 28 de agosto de 1984, foi transferida do bairro de Brás de Pina para Jacarepaguá.
Em 1995, aconteceu a última transferência. Com autorização do Arcebispo do Rio, Dom Eugênio Sales, a Comunidade Dom Jaime se mudou da “Cidade Maravilhosa” para as montanhas de Minas Gerais e chegou ao bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte, sendo acolhida por Dom Serafim Fernandes de Araújo, então Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte. Apesar das mudanças, o nome Comunidade Dom Jaime não foi alterado. Esta sempre será a forma mais profunda de expressar a Dom Jaime, filial gratidão. Sua paternal bondade foi uma das maiores bênçãos que a Congregação experimentou nos primeiros anos de existência.
Missão
A missão da Comunidade Dom Jaime é servir à Congregação em comunhão com todas as Comunidades. Essa comunhão se expressa no serviço às Irmãs nas diversas frentes missionárias.