Restos de alimentos se transformam em adubo

Casa Comum

Uma boa iniciativa da Prefeitura de Lyon foi colocar à disposição da população caixas coletoras de restos alimentares que são destinados para a compostagem. Todo o material recolhido é levado para centros especializados à preparação do composto e daí esta terra enriquecida é vendida para agricultores da região, paisagistas locais e particulares para adubar os jardins, etc. Isso foi muito bom, evitando assim que as sobras de alimentos sejam descartadas junto com o lixo comum.

Sempre falamos com os pais e com as jovens pensionistas sobre a importância de separar o lixo produzido diariamente. Temos lixeiras separadas e identificadas, mas nem sempre as jovens fazem esta separação como se deve. Muitas são conscientes disso, mas nem todas.

Buscamos diminuir o uso de sacos plásticos. Utilizamos os próprios sacos de papel que vêm com os pães e também reaproveitamos os sacos plásticos. Algo que é muito bom é que os supermercados aboliram completamente as sacolas plásticas. São usadas sacolas permanentes ou caixas de papelão.

Cuidamos muito para não haver desperdício de água. E se acontece de haver algum desperdício a Prefeitura envia comunicação alertando para verificar.

Ainda com relação às jovens, dá para perceber que diminuiu bastante o desperdício de alimentos. Antes, encontrávamos muitos alimentos até mesmo antes do vencimento no lixo. Falamos bastante sobre a questão do desperdício e da importância de pensar nos outros, naqueles que não têm as mesmas condições para ter o básico necessário.